A nova tendência do mercado, Sites Responsivos.

Todo mundo está comentando, muitas empresas de desenvolvimento estão oferecendo o serviço, mas afinal o que é o tão falado Site Responsivo? Se você ficou curioso te convido a primeiro entender o que significa ser responsivo, depois conheceremos as vantagens dessa ferramenta.

 

Os dispositivos mobile estão dominando o mercado, A cada ano a quantidade de acessos à internet via celulares e tablets cresce de forma significativa. Para você ter uma ideia, mais de 15% de todo o tráfego atual é via mobile. Provavelmente você mesmo já acessou algum site ou loja do celular, certo? Por isso, ter um Site Responsivo tem se tornado essencial para qualquer marca. Pessoas utilizam diferentes meios e dispositivos para acessar a internet. Pense são desktops, notebook, smartphones, smart tvs, vídeo games, óculos  e até relógios. Visto todos esse aparelhos terem displays com inúmeros tamanhos diferentes de tela, o indicado seria que o site visitado se adapta-se a tela, não é mesmo? Agora imagine que trabalhoso seria ter que desenhar um site diferente para cada tamanho de tela, sendo que não há padrão nenhum nesse respeito? Seria uma loucura não é mesmo?

 

Pensando nesse sentido foi desenvolvido o conceito de site responsivo. Uma solução extremamente prática e interessante para esse tipo de problema e que permite que um site seja programado de forma que os seus elementos se encaixe automaticamente perfeitamente no dispositivo em que ele está sendo visualizado. O que significa que não importa o tamanho da tela com a qual o usuário esteja vendo o site, ele será exibido adequadamente.

 

 

Mais aí você pode se perguntar: O sites em Design Mobile já não fazem isso? Não, vamos explicar por que.

Há uma grande diferença entre um Design de Site Mobile e Design Responsivo. Não confunda, nem se engane. O Design Mobile é um modelo completamente separado, que exige que você tenha um site somente para dispositivos móveis. Modelos Mobile são construídos para cada site especifico, e não por tamanho de tela. Já o Design Responsivo exige que você tenha apenas um site desenvolvido para se adaptar a todos os tamanhos de tela, não importa em qual dispositivo ele seja aberto. O que é extremamente mais vantajoso, tanto no quesito sistema (criação e gerenciamento) como em custos.

Uma das principais vantagens em ter um site responsivo é oferecer uma melhor experiência ao usuário, pois ele pode acessar seu site em qualquer lugar e de qualquer aparelho. Além disso, a navegação fica melhor, pois o site carrega mais rápido e a identidade visual não é prejudicada. A gestão de um Site Responsivo também é muito mais prática, pois só é necessário fazer alterações em um único local e todas as plataformas serão atualizadas. Outro ponto importante é que as métricas ficam unificadas, podendo mensurar melhor os dados do site. Além disso, o próprio Google recomenta o design responsivo porque eles possuem um único endereço, o que facilita para que o site apareça em posições melhores nas pesquisas do Google.

 

Essa expansão gigantesca dos acessos moveis se deu muito devido as redes sociais, e pela praticidade e rapidez que o usuário tem em encontrar todas as informações na palma de sua mão. As mídias sociais tem se tornado cada vez mais uma forte ferramenta do marketing digital. Uma pesquisa recente mostrou que incorporar blogs e mídias sociais estimulam o aumento de tráfego móvel e page views no endereço relacionado. Em um estudo recente, o e-Marketer diz que 93% dos usuários de dispositivos móveis no Brasil utilizam mídias sociais com seu aparelho móvel. Provando que a grande maioria preferi o dispositivo.

Agora imagine, se sua intenção é encaminhar o usuário para o seu site ou loja virtual, compartilhando conteúdo nas redes sociais e ao acessar o site o usuário se depara com um sistema que demora muito tempo para carregar a pagina ou um sistema confuso de difícil navegação, há uma grande probabilidade que o usuário perca o interesse e saia do site. De acordo com pesquisa do Gooogle’s Think Insights para móveis, indicou que se o usuário tiver um acesso frustrado ou se não acharem o que estavam procurando, há 61% de chance de saírem imediatamente. Isso nós indica o grau da necessidade de se ter um Site Responsivo, ele poderá evitar altas taxas de rejeição e baixas taxas de conversão, além de usuários frustrados, o que não é uma boa ideia para nenhum negócio!

Outra vantagem é a rapidez, as normas recomendam que o conteúdo acima da dobra em um dispositivo móvel carregue em menos de 1 segundo e a página inteira em menos de 2 segundos. Isto é inviável ao carregar um site de desktop em um dispositivo móvel.  Fazer um usuário esperar muito tempo para um pagina carregar, faz com que a chance de que ele deixe o site sem ler o conteúdo aumente bastante. Com o sistema responsivo esse carregamento ocorre de maneira mais rápida e eficiente.

Mais não é só isso, um Site Responsivo é melhor para o mecanismo de busca. Sabemos que o Google prefere sites responsivos e ter um único endereço de acesso torna mais fácil para o Google rastrear seu site, bem como reduz a chance de erros de SEO na página. Por isso, sites responsivos costumam ter melhor desempenho e são mais fáceis de manter do que um modelo de site móvel separado. Um melhor resultado em SEO faz com que suas chances de conversão aumentem.   

O Google ainda nos traz mais uma informação  importante , em 2015, mais da metade das pesquisas no Google foram realizadas através de dispositivos móveis. No Brasil, 56% dos internautas acessam a internet usando um dispositivo móvel. Empresas que oferecem uma boa experiência móvel recebem uma boa avaliação de 61% das pessoas, em relação a sua marca.

Podemos afirmar que sem dúvida Sites Responsivos  são mais do que uma mera adaptação, hoje eles se tornaram uma ferramenta fundamental para qualquer empresa.

E você já está preparado para o mercado? A I-futuri oferece a solução perfeita para o seu e-commerce. Quer um Site Responsivo, então entre em contato conosco. Será um prazer para a nossa equipe ajuda-lo.

 


Voltar

Escritório:
Endereço: AV. Inconfidência Mineira, 1514A / Vila Antonieta - CEP: 03476-010 / São Paulo
Telefone
Comercial: +55 (11) 3556-4620 | +55 (11) 3556-4621
Suporte: +55 (11) 3556-4622 | +55 (11) 3556-4624
E-mail i-futuri

Dúvidas, sugestões e solicitação de orçamento.
Entre em contato conosco, será um prazer atendê-lo.